top of page

One World Trade Center

Desenhado por David M. Childs da Skidmore, Owings & Merrill, o edifício de 200.000 metros quadrados. No total 541,3 m de altura que agrega o que há de mais moderno e seguro em tecnologia de concreto. 
Localizado onde eram as torres gêmeas, foi construída uma torre com 104 andares, nele há um memorial às vitimas do atentado de 11 de setembro de 2001, no 10 aniversario da tragédia o prédio estava com 80 andares concluídos. Foi oficialmente inaugurado 13 anos após o incidente, quando o primeiro inquilino se mudou oficialmente para lá. 
As obras foram iniciadas em dezembro de 2006, foram despejados 3.000 metros cúbicos de cimento para fazer o núcleo e a fundação da torre de onde saem colunas de aço de 35 pés que formarão o perímetro do edifício mais 25 toneladas de bloqueio maciço. Até março de 2007, metade do projeto de construção já estava concluída. Foi então colocado mais um guindaste para ajuda nas obras e continuação dos trabalhos na fundação e na estrutura de aço. Possui colunas de aço encapsuladas por um concreto altamente resistente, que alcançou 124 MPa após 56 dias de cura. Essa etapa da obra consumiu mais 61 mil m³ de concreto e envolveu um desafio inédito para edifícios construídos em território americano: bombear o material a uma altura de 185 m. 
 69 andares de escritórios foram levantados acima dessa base a altura de 341m. Duas emissoras de televisão, pisos mecânicos, dois restaurantes e o deck de observação serão construídos acima dos escritórios e fechados com parapeitos de metal e vidro medindo 415m e 417m – alturas originais das torres gêmeas. Um anel-plataforma de comunicação irá subir acima do parapeito, e a 124m, uma antena cabo-estaiada, concebida em colaboração com o artista Kenneth Snelson, irá coroar o projeto. 
Buscou a certificação LEED Platinum o concreto precisou cumprir requisitos ambientais, menor produção de dióxido de carbono assim o material usado na estrutura do edifício exigiu a aplicação de 40% menos cimento para economizar cerca de 33.000 t de dióxido, seguiu normativas norte-americanas no que se refere à resistência ao fogo e aos desempenhos térmico e acústico. Construção verde incluindo as de energias renováveis 20% maior do que o recomendado, iluminação natural no interior, reutilização da água da chuva, e os restos de construção e materiais reciclados. 
Ao contrário das Torres Gêmeas, que predominantemente eram sustentadas por estruturas metálicas, e por isso não resistiram às altas temperaturas do incêndio causado pelo impacto dos aviões contra os edifícios, o One WTC consumiu apenas 27 mil toneladas de aço.  
O espaço tem 16.764 metros quadrados de lojas que se conecta a rede de transportes que inclui 13 linhas de metrô, trens suburbanos para Nova Jersey e conexões de trem para Long Island e aos aeroportos. 
Com um mirante há 381,25 metros de altura que oferece uma vista impressionante de Manhattan, do Brooklyn e de Nova Jersey. 

Planta
Processo Construtivo
Processo Construtivo

Fontes:

http://wwwo.metalica.com.br/world-trade-center-a-reconstrucao-de-um-icone 
G1 globo  
http://www.cimentoitambe.com.br/one-world-trade-center/ 
http://amacedofilho.blogspot.com.br/2010/06/freedom-tower-one-world-trade-center.html 

https://www.askideas.com/40-one-world-trade-center-new-york-us-images/

© 2016 por Clariane Ferreira e Lucas Ferreira.

bottom of page